sábado, 27 de dezembro de 2014

Retomada do Projeto (16_ago_2014)

No primeiro encontro para retomada do Projeto Ecomagente nossa tarefa foi revitalizar o espaço da horta que instalamos na Escola Estadual Duque de Caxias em 2013. Para tal, trouxemos mudas de plantas medicinais, composto orgânico, terra e muita disposição, em um sábado de sol forte e quente, mas superado pela integração do grupo e entusiasmo com as possibilidades dos novos rumos do projeto para 2014.

A horta da escola já tinha dado muitos frutos, entretanto no período das férias do Ecomagente muitos não acompanharam o crescimento das plantas e quando foram conferir já haviam três pés de feijão Guandú que já estavam há alguns meses em plena produção, rendendo a Dona Alzira, a guardiã do espaço, algumas feijoadas guanduzísticas (não muito usual).


Havia também pés de manjericão quase do tamanho de uma moita, e alguns relatos da Ecomagente Tainan, contando que várias pessoas de diferentes partes da Grota vinham lá colher e pegar mudas.  Entre outras plantas tínhamos também o hortelã e a cebolinha na horta tubo e a abóbora que se espalhava pelo chão, junto com mandioca, feijão fradinho e no centro um carregado pé de mamão. No término da manutenção da horta todos levaram mudas e sementes para casa.
Após toda essa motivação partimos para elaboração de um planejamento para definir os próximos passos e encontros do projeto de forma colaborativa.

Apresentamos algumas fotos de referências de projetos e ações que estávamos promovendo com o Instituto Ambiente em Movimento pelo Brasil, juntamente com os resultados da Primeira Conferência de Meio Ambiente da Grota do Surucucu.



Fomos discutindo o que poderíamos fazer e aos poucos surgiram idéias e sugestões dos Ecomagentes. Desta forma, estipulamos como meta para 2014 os seguintes objetivos específicos:

- O projeto passaria para uma freqüência mensal, tendo 8 encontros no total;
- Meta de circular pela comunidade desenvolvendo um projeto de Agricultura Urbana, o qual seria iniciando pelas casas dos Ecomagentes e que poderiam  servir de pontos difusores para outros moradores;
-  Construir um Viveiro Florestal de bambu para produção de mudas de árvores nativas, ervas medicinais e olerícolas para abastecer os moradores locais;
- Recuperar áreas públicas na Grota que estivessem com despejo inadequado do lixo, através da Agricultura Urbana e uma campanha de Educação Ambiental, tendo como meta revitalizar o mirante local da Pedra da Lagoa;
- Trabalhar o Saneamento Alternativo em locais onde não houvesse ligação com a rede de esgotos.

Foi um dia muito importante para todos e ao mesmo tempo muito desafiador frente as metas sugeridas para este ano, mas o mais importante era o entusiasmo e a retomada das ações na Grota.

Contribuição 
Jay e Vinícius

Equipe Instituto Ambiente em Movimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário