sábado, 27 de dezembro de 2014

Oficina de Bambu – Parte 1 (20_set_2014)

Uma das demandas levantadas pelos Ecomagentes foi a utilização de bambu, planta abundante na Grota, devido a sua utilidade como contenção de encostas.
Organizamos então um curso que pudesse apresentar outras utilidades para este material tão nobre. 

O dia começou com a colheita do bambu numa moita em uma casa no alto da comunidade, próximo a Igrejinha. 

Partimos então de volta a escola onde após o almoço teríamos a aula teórica do curso e iniciaríamos o processo de tratamento dos bambus. Para esta tarefa utilizamos a técnica com o maçarico e a aplicação de óleo diesel.



Dividimos em equipes para realizar os seguintes processos:  medição, corte e limpeza das varas; tratamento com fogo e diesel; instalação das conexões de PVC.

Desta forma passamos o dia, das 9 horas da manhã até as 19 horas, concentrados no manejo do bambu que sempre requer uma coletividade para ser realizado. Nossa meta era construir um viveiro de mudas composto por vários triângulos que formariam um icosaédro incompleto.

Recebemos participantes de fora da Grota interessados em fazer a Oficina de Bambu, e que ao final, após toda aquela integração, se interessaram em colaborar com o Projeto Ecomagente.

Contribuição:
Jay Marinus

----------------------------------------------------------------


Oficina de Construções de Bambu


Foto




Considerado a madeira do terceiro milênio pelo rápido crescimento, ótima durabilidade, design único e sustentável, o bambu é uma alternativa altamente rentável para múltiplos usos.
Pensando nisso, o Projeto ECOmAGENTE Grota realizará, no próximo sábado, dia 20 de setembro, a Oficina de Construções de Bambu, que envolverá os princípios básicos para o uso do bambu, desde a colheita, passando pelos tratamentos, para a construção de um viveiro de mudas no formato geodésico. Nossa proposta é que o viveiro seja construído coletivamente e instalado na casa de uma das participantes do ECOmAGENTE, moradora da Grota do Surucucu.
A oficina será no sábado, 20 de setembro, das 9 as 18h, no Colégio Estadual Duque da Caxias – Grota do Surucucu, Niterói.
Disponibilizamos 15 (quinze) vagas gratuitas para os moradores e participantes do projeto ECOMAGANTE Grota e 05 (cinco) vagas no valor de R$50,00 (cinquenta reais) para os demais interessados.
Além do curso, ofereceremos lanches, frutas e um almoço especial para todos os participantes!
Para inscrever-se, basta enviar um email para iambmov@gmail.com, informando os dados (nome e telefone) e confirmando a inscrição através do envio do comprovante de depósito na conta do Instituto Ambiente em Movimento.

Banco do Brasil
Instituto Ambiente em Movimento
Agência – 1569-5
Conta Corrente – 25619-6

Visite o site do Instituto Ambiente em Movimento
http://www.iam.net.br/

Qualquer dúvida entre em contato pelo email: iambmov@gmail.com



Participem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário