Apresentação

De que forma desenvolver o potencial que todos têm como agentes transformadores?
Estabelecer a diversidade de saberes, fortalecer valores, exercitar observar a realidade de forma mais crítica e agir de forma construtiva em prol de uma sociedade, tanto local, quanto global mais justa e sustentável. 
Como sujeito histórico, buscar por diálogos eficientes no que tange às disputas e reivindicações gerando soluções através do engajamento e empreendedorismo socioambiental na busca pela autonomia.
Este projeto pretende mostrar que ações bem estruturadas podem fazer a diferença, além de oferecer subsídios para que os participantes exerçam sua cidadania, desenvolvendo a pro-atividade e promovendo mudanças positivas na comunidade onde residem. Trata-se de um projeto de educação ambiental e capacitação em tecnologias socioambientais para ação crítica. 

Realização

INSTITUTO AMBIENTE EM MOVIMENTO

Missão
"Promover a consciência ambiental da esfera individual à coletiva, baseada na troca de conhecimentos e pró-atividade para construir conceitos de grupo, de maneira científica e ética, usando ferramentas didáticas apropriadas e modernas de maneira a formar multiplicadores do conhecimento que difundirão responsabilidade socioambiental."

Histórico
O Instituto Ambiente em Movimento (IAM) é uma associação sem fins lucrativos fundada, em 12 de Dezembro de 2009, por jovens universitários que, informalmente, vinham praticando conjuntamente atividades de educação ambiental desde 2007. Em 2010, Lucas Sielski, um dos integrantes do IAM, foi premiado pelo programa Climate Generation 2010 do Conselho Britânico. Com o apoio do prêmio foi realizado o primeiro projeto em âmbito nacional, chamado Robin Hood, que contemplou mais de 10 mil crianças, jovens e adultos, em cinco estados brasileiros. Também, como parte da proposta, deu-se início à criação de materiais audiovisuais de caráter educativo que culminou nas séries Ehco-doidos e Os Micróbios.

Em resposta ao caráter singular dos trabalhos realizados pelo IAM, diversas instituições requisitaram sua atuação a nível internacional. Foram realizadas diversas campanhas de levantamento de recursos a fim de viabilizar o primeiro tour internacional dos educadores Jay van Amstel e Lucas Sielski. Desta forma o houve sua replicação do Projeto Robin Hood em Uganda, África do Sul, Índia e Tailândia durante os anos de 2011 e 2012, beneficiando diretamente mais de 10 mil pessoas. Foram fundados nestes países núcleos auto-suficientes que continuam promovendo educação socioambiental em suas comunidades.

Em 2012 iniciou-se uma parceria com o Projeto Grael, na qual o IAM elaborou a proposta pedagógica com ações preventivas para o Projeto Águas Limpas nas Escolas, utilizando-se de apresentações de teatro, oficinas e uma exposição mediada sobre lixo marinho. Em 2013 forma-se o núcleo multidisciplinar IAM-RJ composto por educadores ambientais e ativistas, dando a proposta uma nova frente, assim surge o desenvolvimento do projeto ECOmAGENTE para formação continuada de agentes ambientais na região da Grota do Surucucu, Niterói.






Nenhum comentário:

Postar um comentário