terça-feira, 12 de setembro de 2017

Mutirões e Atividades do 4o. Ciclo do Projeto Ecomagente

25/03/2017 – Mutirão na casa de  Tainan - Tema: Ninho de Bananeira


O objetivo neste dia foi retomar o trabalho em um barranco em frente à casa da família de Tainan. O local já tinha sido alvo de um mutirão em 2014, mas com a mudança de Tainan o espaço voltou a ser usado pela família como local de despejo de lixo. Inicialmente ficamos reticentes em novamente fazer um mutirão havendo este histórico de reincidência, entretanto desta vez a família toda de Tainan desceram o barranco para retirar o lixo e fazer podas (22/03), preparando o terreno para receber o plantio. Desta forma, decidimos apoiar a iniciativa com o mutirão, sabendo que a conversão de pequenos lixões em áreas de agricultura urbana é um processo constante, uma batalha nunca terminada.
                
Foi trabalhada a técnica de “ninho de bananeira” onde um berço é cavado onde é plantada uma bananeira com outras espécies companheiras, tais como: rabanete, tomate cereja, abóbora, quiabo e milho.       
Horta vertical feita por Tainan reutilizando um cano de 100mm.

Canteiro implementado por Tainan na residencia de Patrícia, multiplicando as hortas na comunidade


Tainan ensinando o sobrinho a aguar as plantas do canteiro

Tainan realizando a poda na acerola

Renan fazendo o manejo dos materiais de poda

Família toda fazendo o mutirão de limpeza no barranco para poder fazer o plantio dos ninhos de bananeira

Espécies plantadas em consórcio com a bananeira

Professor Henrique e Renan fazendo o plantio do ninho de bananeira

Representação esquemática do ninho de Bananeira

Mudas de hortaliças sendo produzidas por Tainan

Composteira da casa


Rabanete brotando 15 dias após o plantio

Bananeira brotando 1 mês após o plantio
- foto da abóbora colhida

04/04/2017 – Mutirão Escola Estadual Duque de Caxias - Tema: produção de mudas


Seguindo o convite do professor de história Henrique Monnet fizemos o mutirão com os alunos do sexto ano. Inicialmente aproveitamos a presença de Tainan para que falasse um pouco de sua experiência com o projeto Ecomagente. Sua fala foi um momento muito especial, no qual os alunos ficaram muito concentrados ouvindo.
                
Na sequencia fomos trabalhar ao ar livre preparando sementeiras para que posteriormente as mudas fossem plantadas nas casas dos alunos. Tainan falou brevemente sobre sua experiência com a compostagem, mobilizando vários vizinhos para entregar o lixo orgânico em sua casa.

Tainan apresentando o projeto para os estudantes do 6o. ano:



Algum tempo depois o professor Henrique e Sr. Paulo (caseiro da escola) reativaram a  Composteira da escola (modelo neozelandês) por conta própria, visando a produção de húmus para a escola e alunos, a partir dos restos da cozinha. Acreditamos que talvez a proposta possa evoluir para que os alunos tragam baldinhos de forma a  expandir a compostagem na escola
            
 
Materiais e sementes utilizadas no mutirão

Alunos do 6o. ano experimentam a composteira da escola

Alguns alunos ficaram incubidos de aguar as mudas num esquema de rodízio

O agrônomo Jay van Amstel fala um pouco sobre como realizar o plantio e preparo de substrato

Alunos realizam o plantio

15/04/2017 – Mutião na casa de Dona Eliane –  Tema: Ervas Medicinais


Tiago, o dono da fábrica de vassouras PET e filho de Dona Eliane, requisitou que este mutirão fizesse algo voltado para as ervas medicinais, decidimos por transformar o mutirão agregando uma breve exposição teórica dialogada com a parte prática de plantio.



Desta forma  o objetivo era o resgate deste saber tradicional e da relação homem-natureza que vem se perdendo com o processo intenso de urbanização. Muitos ecomagentes e outros convidados participaram, citando a utilização de diversas plantas que os mais antigos faziam e que muitos deles herdaram estas práticas.

Renan fala um pouco sobre os emplastros que sua avó fazia:



Os participantes puseram a mão na massa e montaram uma espiral de ervas medicinais, utilizando-se de telhas antigas e o composto do Sr. Fernando. As mudas plantadas foram: alecrim, manjericão, manjericão roxo, guaco, erva doce, cebolinha, salsa, pimenta roxa e gengibre.

As crianças ajudando na compactação da terra da espiral de ervas


Espiral de Ervas Medicinais feita a partir de telhas reaproveitadas e composto orgânico doado por Sr. Fernando

A bióloga Bruna de Medeiros fala um pouco sobre a preparação de extratos fitoterápicos


07/05 e 04/06/2017  – Apresentação do Projeto Ecomagente no Grupo Ilê Capoeira de Angola (Igrejinha)


Durante a pesquisa antropológica acompanhando o agente de zoonose Luiz, tivemos a possibilidade de conhecer diversos moradores e iniciativas muito importantes para a Grota e Igrejinha, como é o caso do Grupo Ilê Capoeira de Angola liderado por Mestre Formiga, que na ocasião convidou-nos para apresentar o Projeto Ecomagente.
                
O Projeto Ecomagente foi apresentado em duas datas casadas com a roda de capoeira mensa,l que congrega diversos capoeiristas de outras comunidades numa frequência mensal. Os ecomagentes puderam falar de suas experiências pessoais e iniciativas na comunidade, centralizando a exposição num mapa no qual os pontos localizavam tais iniciativas que eram, por sua vez, ilustradas por fotos.
                
Tainan relatou sua experiência com agroecologia e compostagem, na qual mobilizou mais de sete vizinhos para entregarem seu lixo orgânico em sua casa, que era compostado e transformado em adubo para seu canteiro e quintal, em troca os colaboradores podiam obter alimentos produzidos por Tainan.
                
Elaine Conceição relatou sua experiência com o Vermifiltro implementado em sua casa para tratar os efluentes domésticos, fazendo algumas recomendações sobre a necessidade de uma manutenção zelosa para que o sistema funcione adequadamente.
                
Elaine Cristina falou um pouco sobre suas experiências de hortas urbanas e compostagem no estágio feito no Coluni (UFF), e em seguida da fábrica de vassouras PET da família.


                
Estes momentos de troca entre os participantes da roda de capoeira, os mestres presentes e os ecomagentes resultaram num convite para mais atividades conjuntas, de forma que ficou agendada uma próxima data uma atividade relacionada ao saneamento ecológico.

24/06/2017 – Palestra de Saneamento no Grupo Ilê Capoeira de Angola



Neste dia foram apresentadas em forma de palestra as seguintes tecnologias sociais de saneamento ecológico:
1)      Vermifiltro
2)      Bacia de Evapotranspiração – Fossa Bananeira
3)      Banheiro Seco
4)      Biodigestor com Biossistema

A exposição contou com momentos de relevante interação com os presentes que contrastavam a Fossa Sumidouro com tais tecnologias. Este tipo de Fossa na comunidade de Igrejinha parece ser a única alternativa a falta de saneamento básico, entretanto, por se tratar de uma região declivosa a infiltração da água poderia ocasionar a fragilização dos terrenos e aumentar a probabilidade de deslizamentos de terra.

As tecnologias sociais apresentadas teriam um menor impacto ambiental e em alguns casos custos iguais ou mais baixos que a opção pelo sumidouro, entretanto, necessitaria da participação dos moradores na implementação e manutenção.

Rosilda capoeirista que estava presente conectou o Sr. Anderson a uma padaria para coletar o óleo. Ouvimos relatos que Sandra, que também estava presente neste dia,  já começou a fazer a compostagem em sua casa. Ricardo, um dos mestres presentes, irá fazer uma Fossa Bananeira em Saquarema, assim como, mestre Formiga indicou um lugar do outro lado do morro onde a replicação do Vermifiltro seria importante. Diversos convites surgiram para a expansão do Projeto Ecomagente para outras comunidades ao redor  (Maceió, Sapê) e localidades rurais (Piabetá).

- Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário