segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Visita Técnica

Museu Casa Rancho Verde, Morro do Bumba, Niterói, RJ.
Data: 15 de julho de 2017.
Número de participantes: 17

Oficina de Compostagem


Hoje estivemos em um incrível encontro oficina fazendo compostagem. O Rancho Verde que já possui um aquecedor solar e uma bacia de evapotranspiração, que trata o esgoto da casa, inaugurou sua composteira!
A imagem pode conter: planta, céu, árvore, ponte, atividades ao ar livre e natureza
O Rancho verde é uma Casa Museu que foi toda idealizada e “montada” pelo Sr. Hernandez. Este humilde e cativante senhor, após a partida da sua esposa deste mundo, juntou todos os resíduos e coisas de pouca serventia, guardados em sua oficina, e criou. Cada peça criada tem uma história, representa um momento, uma idéia, uma parte da vida do Sr Hernandez. É criação e sentido a partir de algo que antes seria comumente entendido como “lixo”.
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, atividades ao ar livre e texto



Próximo à casa do Sr Hernandez é possível ver ainda as marcas no Morro do Bumba, o local onde houve a explosão que resultou em uma grande tragédia em 2010.  O Morro que outrora foi um lixão, depois foi soterrado e sobre esse solo instável foram construídas moradias. Ao longo dos anos, os gases provenientes da decomposição da matéria orgânica remanescente do lixão foi se acumulando gradativamente até culminar com a explosão, colocando muitas casas abaixo.

Neste dia de encontro, reunimos moradores locais e outros entusiastas a participarem e a colocarem a mão na massa, experienciando a construção de uma composteira. Assim como tudo naquela Casa Museu, a compostagem recria vida a partir do que seria “lixo”.  Antes da montagem da composteira rolou um bate papo bacana, com explicações sobre o funcionamento da composteira e a importância no reaproveitamento dos resíduos orgânicos. Ainda tivemos a participação da Ecomagente Elaine Conceição contando sobre sua experiência com vermefiltragem, uma tecnologia social que é capaz de tratar o esgoto doméstico através da metabolização das excretas por minhocas, e que ainda é capaz de gerar lodo reaproveitável para adubação.

A confecção das composteiras foi feita com potes plásticos reaproveitados e empilhados; suas tampas foram furadas para permitir a escoação da água e chorume e envolveu todos os participantes; cada um pode levar a sua pra casa já com a matéria orgânica gerada na oficina e serragem para equilibrar as partes secas e úmidas.
A imagem pode conter: 1 pessoa, área interna



Ao final todos nos reunimos, agradecemos a oportunidade do encontro, vislumbramos formas de repensar o que é entendido como “lixo” e celebramos a vida, prestando uma homenagem simbólica aos Ecomagentes que nos deixaram, Tainan e Renan, através do plantio de uma roseira.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre


A imagem pode conter: planta e atividades ao ar livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário