terça-feira, 12 de setembro de 2017

Segunda Conferência Livre do Meio Ambiente – Repensando a Grota

Link para os resultados da II Conferência Livre do Meio Ambiente


Primeiramente foram criadas 4 “estações” que determinadas tecnologias sociais estavam expostas: sistemas de captação de água de chuva, sementes, livros de agricultura urbana, modelos de saneamento alternativo, composteiras. Assim os convidados inicialmente circulavam por estes espaços conhecendo mais a respeito de tais técnicas.

A dinâmica Carrossel (aprendida no CESE durante a oficina de mobilização de recursos, em 2015) foi o fio condutor para elaboração das propostas para melhoria das condições ambientais da Grota do Surucucu. Cada uma das “estações” teve um facilitador trabalhando com o grupo de moradores sobre determinado tema, de forma com que todos circulassem por todas “estações” e participassem da elaboração das propostas. Os ecomagentes (Tainan, Elaine Conceição, Yasmin) foram os facilitadores de cada “estação” contando com a colaboração dos técnicos do projeto. Os temas das estações e propostas decorrentes, estão listadas abaixo:

1          1)      Lixo é um Luxo: Reciclagem e Compostagem
2          2)      Hortas Urbanas: nos quintais, na vertical ou nas lajes
3          3)      Seu Cocô vale Ouro: Tratamento de Esgoto de forma ecológica
4          4)      A oportunidade que Cai do Céu: Captação de Água de Chuva

A grande diferença entre a primeira e a segunda Conferência, foi esta proposta de ter os ecomagentes como mediadores numa tentativa de aproximar o evento como um todo de uma linguagem menos formal.  Isto refletiu nos resultados, pois criou uma atmosfera mais amigável que permitiu que em praticamente todas as “estações” surgissem referências a iniciativas locais já realizadas por alguns moradores, assim como, aparecessem uma série de demandas voltadas à implementação destas tecnologias.


No término do evento a Orquestra de Cordas da Grota realizou um conserto seguido de uma  feijoada colaborativa.








Nenhum comentário:

Postar um comentário