sexta-feira, 28 de junho de 2013

Oficina de Educomunicação e Consumismo Infantil

Nosso encontro iniciou-se desta vez com um farto café da manhã, e discussões sobre um mapa geográfico que está sendo construído participativamente com os moradores da Grota para levantar os problemas ambientais de saneamento e disposição de resíduos.

Iniciamos nossa oficina de Educomunicação passando algumas propagandas que de alguma forma mostram como a mídia é uma verdade construida e que nem sempre correspondem a realidade.

Em seguida abordamos o tema consumismo infantil para atentar sobre a influência da mídia nos padrões de consumo das crianças e consequentemente dos adultos. Para tal passamos o vídeo “Criança a alma do negócio” que discorre de maneira extremamente clara sobre este tema.


Documentário - Criança, a Alma do Negócio


Continuando nossa oficina, fomos para uma apresentação teórica. Utilizamos o material confeccionado e compartilhado pela Lais Pereira, representante da Ong ALANA, que desenvolvem um trabalho único em prol da sensibilização da sociedade sobre o Consumismo Infantil.




Alguns dados citados:
- 5h 22m É o tempo médio diário que a criança brasileira assiste TV. Fonte: Painel Nacional de Televisores (IBOPE/2012) – crianças entre 4 e 11 anos, classe ABC.
- 86% das crianças brasileiras acessam a internet 3 ou mais vezes por semana. Fonte:
Nickelodeon Playgorund Digital (2007)
- Bastam 30 segundos para uma marca de alimentos influenciar uma criança. Fonte: Associação Dietética Norte Americana - Borzekowiski / Robinson
- As crianças participam do processo decisório de 80% das compras da casa. Fonte: Pesquisa Interscience, outubro de 2003


Após a mediação do conteúdo teórico que contou com grande debate entre os participantes, foi feito um trabalho em grupo no qual eles se utilizaram do material feito pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com a ALANA, intitulado “Tempo de ser criança”. Segue abaixo os cartazes das apresentações dos trabalhos:











Iniciamos então uma conversa sobre a importância da comunicação e de gerarmos materiais que eduquem de forma sustentável nossas crianças e adultos. Para exemplificar utilizamos do Programa Piloto que o Instituto Ambiente em Movimento desenvolveu sobre a qualidade da água. O vídeo de 12 minutos foi assistido numa atmosfera extremamente descontraída e risos incessantes.



Desta maneira pretendemos estimular nos participantes uma visão crítica sobre o consumismo infantil e um postura pró ativa se utilizando de ferramentas da educomunicação para promover uma maior sensibilização sobre o assunto.


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Jay van Amstel
Filipe Machado
Vinícius Palermo
Lucas Sielski

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