segunda-feira, 29 de julho de 2013

Módulo de Jogos Educativos.



Neste Sábado 06/07/2013, tivemos mais um Módulo com Construção de pedagogias através de brincadeiras. 

A criança é tida como um ser diferente entre os outros, requerem cuidados especiais, possuem capacidades especiais, planejamentos especiais, são frágeis... mas será que isso é verdade?
A infância, como conhecemos, é uma invenção que possui pouco mais de 200 anos, a forma como a observamos é atrapalhada por acúmulos,  situações e procedimentos que podem favorecer ou dificultar o caminho do ser vivo. Carregamos modelos de educação desde a idade média, passando pelas revoluções industriais, construindo modelos ultrapassados que reproduzimos.
As influências e informações que uma pessoa adquire através de experiências, podem alterar sua visão de mundo, então como promover as brincadeiras, jogos, situações chave de aprendizado com a vida e ao mesmo tempo conjugar valores, responsabilidades ou construir soluções para problemas lógicos e complexos?
O exercício de entender os jogos e brincadeiras como atividades pedagógicas facilitam a transmissão do saber e não restringe isso às idades correspondentes à infância, mas como diria Paulo Freire, "a aprendizagem é um trabalho para toda a vida, assim sempre seremos um pouco analfabetos". Se todos gostam de se divertir, por que não ter diversão de forma profunda e complexa?


Durante a manhã trabalhamos dinâmicas: Peteca, guia-cego, jogos acumulativos, musicas, dinâmicas de grupo... depois de experimentar, os participantes  foram acrescentando o que perceberam, como princípios e valores associados, reconhecendo aspectos como a cooperação, o cuidado, a reflexão crítica, a responsabilidade, a atenção, o respeito entre outros diversos significados.


Isso demonstra que podemos passar conteúdos importantes de forma ludica, fazendo com que as pessoas se encantem, se divirtam, se estimulem e produzam; tudo ao mesmo tempo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário