domingo, 23 de junho de 2013

Pesquisa de Campo no Aterro Sanitário de Niterói - O Morro do Céu

Iniciamos nossa atividade na Escola Duque de Caxias dia 08/06.
Pela manhã o grupo foi se formando aos poucos, na recepção café e biscoitos, quando às 9:00h entramos em sala discutindo a respeito do “lixo” ou “Resíduos Sólidos”.

Com as contribuições de cada um e seus pontos de vista fomos ampliando panorama do tema a partir da  comunidade da Grota. Hábitos e métodos da cultura local foram debatidos. Lemos conteúdos trabalhados nos módulos anteriores com a caminhada ecológica e a visita ao Galpão de coleta seletiva. Foram apresentados mais alguns aspectos sobre as políticas públicas de gestão de resíduos determinada pela LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010.
 
Foi exibido um vídeo para estimular os questionamentos: Programa Campus - Aterro Sanitário de Jardim Gramacho | UFRJ http://www.youtube.com/watch?v=hDayHNqDlk8

O documentário apresenta o fim do Aterro de Jardim Gramacho em diversos aspectos: histórico, ecológico e social, a partir daí fomos traçando paralelos com a gestão de resíduos Sólidos em Niterói, entender a logística de tratamento, os problemas e quais seriam as melhores soluções. O antigo lixão hoje aterro do Morro do Céu trabalha recebendo uma "pequena" carga (200 ton/dia) devido a sua saturação em mais de 25 anos de operação.


 Vista aérea do Morro do Céu

Panorama morro do Céu, Fonseca, Grota, Centro, Bahia de Guanabara.

10:00 da manhã chega nosso transporte, todos a bordo e seguimos em direção ao Morro do Céu.
Como Agentes Ambientais saímos atentos às contradições que a cidade cansa de nos apresentar a todo o momento.Nossa missão era partir de um olhar crítico, buscar entender na realidade um pouco da dinâmica do aterro: coletar a percepção dos funcionários, analisar as transformações que foram feitas durante os últimos anos no antigo lixão para este subir de categoria como “Aterro controlado do Morro do Céu”.


Durante a visita, guiada por um representante da CLIN, foi explicado sobre o preenchimento das células que recebem os resíduos (Identificação) e de que formao lixo é compactado em grandes pilhas e depois recebem uma camada de solo argiloso (como uma grande lasagna, camadas de lixo e terra). Foi apresentado também o novo local previsto para a construção do Aterro Sanitário que irá receber os resíduos da cidade cerca de 200 toneladas que atualmente vão para o Morro do Céu, quando as operações neste forem encerradas.


Voltamos as 12:30h, subimos no ônibus e saímos com a sensação de que temos muito trabalho a fazer.
Ao fim da visita pudemos refletir sobre a possibilidade de uma transição ecológica na gestão de resíduos e na cultura social. Como atender a demanda de uma cidade urbanizada de forma eco eficiente? De que forma podemos melhorar a cultura de gestão de resíduos na comunidade da Grota?
Podemos dizer que saímos com mais perguntas do que respostas.

Educadores
Vinícius Palermo
Filipe Machado
Lucas Sielski 

Agradecimentos:
CLIN (Companhia de Limpeza de Niterói).
Subsecretaria de Transportes de Niterói.
Viação Brasilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário