segunda-feira, 17 de abril de 2017

Visitas de Manutenção Setembro e Outubro de 2016 - Adaptando tecnologias sociais ao contexto da favela

Data :24/09/2016 – Sábado
Local: Grota do Surucucu – Escola Estadual Duque de Caxias, Casa de Dona Eliane e Elaine Cristina e Casa de Elaine Conceição
Horário: 9:00 às 16hs

Neste dia fomos com a intenção de fazer a manutenção nas tecnologias sociais implementadas na comunidade. Esta necessidade foi relatada pelos moradores que tiveram que interromper o funcionamento e apresentaram dúvidas em como realizar a manutenção.
Este ocorrido trouxe algumas reflexões importantes para equipe no que toca o processo de implementação e difusão destas tecnologias e práticas na comunidade. Embora sejam a princípio de baixo custo e flexível a adaptações locais, elas necessitam de um conhecimento elaborado sobre diversos processos e um domínio por parte do usuário de seu funcionamento.  Embora tenham sido abordados pelo conteúdo pedagógico das oficinas e exercitado na práxis do mutirão, muitas dúvidas surgiram durante o tempo de operação que conjuntamente com a programação fixa dos encontros prejudicaram a prontidão da manutenção.

Abaixo segue as informações recolhidas sobre o funcionamento de cada tecnologia implementada e o relato do morador que ficou responsável:
1)      Vermifiltro:
Elaine Conceição teve esta tecnologia implementada funcionando adequadamente pelo período de 3 meses, até que numa semana com chuvas fortes o sistema apresentou entupimento, o que fez com que os canos fossem desconectados do mesmo pela moradora.


Na visita realizada em sua casa, verificamos que a camada da compostagem apresentava um adequado nível de decomposição, sem apresentar cheiro e com presença ainda de algumas minhocas. Retiramos esta camada, que já esta num nível bem alto, e adicionamos 10 litros de água para estipular o tempo de drenagem, que se mostrou realmente lento, entretanto não havia entupimento do sistema.

Outras questões constatadas foi que a base da bombona estava comprometida e necessitaria ser mudada de local, bem como os canos que saiam desta foram desconectados pelos porcos que visitam o local. Ou seja, haveríamos que replanejar o sistema de forma a ser resistente a ação destes animais.


A visita foi importante para programarmos a manutenção numa próxima oportunidade.


2)      Composteira:
                Seu Paulo, caseiro da Escola Estadual Duque de Caxias, nos relatou que durante as chuvas fortes a água escorre por debaixo da composteira, havendo a necessidade colocar um calço de tijolos.



Diante destes ocorridos e em constantes conversas com os Ecomagentes, chegamos ao consenso de que para cada tecnologia implementada deve estar previsto um acompanhamento técnico e a possibilidade de um profissional para executar as primeiras manutenções até que os moradores tenham mais familiaridade com o funcionamento.

3)     Foi realizada a visita na casa da Elaine Cristina e Dona Eliane onde após uma série de obras o espaço para a horta foi ampliado, sendo um possível lugar para futuros mutirões de agricultura urbana.


Visita de Manutenção  08/10

1)      Captação de água de chuva (9:00 - 10:30hs):
           O sistema implementado apresentou vazamento na região da torneira. Na visita de manutenção a Dona Claúdia, cozinheira da Orquestra de Cordas da Grota (OC), sugeriu que reposicionássemos o sistema no segundo andar da casa e captássemos a água do telhado maior. O contato com a administração da OC foi contatada e pedimos o apoio com os gastos extras em materiais para fazer esta empreitada.
       Neste dia convidamos o Luiz Ricardo Brito, do Coletivo Águas de Março, especialista em captação de água de chuva para ajudar no redesenho do projeto. A manutenção do sistema de Captação de Água de Chuvas está marcado para o dia 31 de outubro.
2)      Manutenção no Vermifiltro na Casa da Elaine Conceição (11:00 - 17hs):

A equipe composta de três pessoas com mais a ajuda da moradora e seu filho, realizaram as seguintes atividades:
- Cavar um platô para receber a bombona de 200L;
- Desmontar o filtro e retirar os tecidos de TNT entre as camadas;
- Reposicionar a bombona mais próxima dos canos de entrada;
- Fazer a compra dos materiais e conexões faltantes;
- Refazer as ligações dos canos de águas negra e cinza;
- Remontar o filtro: camada de brita, tijolos quebrados encontrados no local e areia;
- Reativar a camada de compostagem, com inoculação de minhocas californianas;
- Montar o cano de saída e direcionar o efluente para plantas apropriadas a umidade;
- Realizar o teste de permeabilidade e tempo de drenagem do sistema;
- Enterrar e proteger os canos contra as investidas dos suínos.

1-  Sem o Vermifiltro - Águas Negras da descarga da privada direto no solo (antes de Jan 2016).


2 - Manutenção do Vermifiltro e transferência para outro local (out 2016)



Data :31/10/2016 – Segunda
Local: Grota do Surucucu – Orquestra de Cordas da Grota
Horário: 9:00 às 16hs

Neste dia realizamos a transferência do local onde estava instalada o Sistema de Captação de Água de chuva, que agora fica no segundo andar, potencializando pela gravidade a pressão da água que será utilizada para rega das plantas do jardim no primeiro piso.

O telhado do segundo piso apresenta um área bem maior para a captação, cerca de 45 metros quadrados.

Para esta tarefa contamos com o apoio do Luiz Ricardo Brito, do Coletivo Águas de Março, para a implementação do novo sistema. A Claudia, responsável pelas atividades durante a semana, disse que irá promover juntar as crianças para pintar a bombona e decorá-la com plantas.

Utilizamos uma face de carretel de fio de luz para compor a tampa do sistema, que foi doada pelos mecânicos da Grota Sr. Marco e Sr. Guto durante uma conversa informal sobre a origem da pintura de nossa Kombi. Eles relataram que já tinham tirado diversas fotos do veículo.



Um comentário:

  1. Olá amigos, gostaria de saber de vcs algumas informações sobre o minhocofiltro.
    Vi que usaram uma bombona de 200l, essa capacidade é suficiente para uma casa com 4 pessoas?
    Notaram algum cheiro no banheiro ou próximo ao minhocofiltro?
    A agua que saí depois de passar pelo minhocofiltro vcs usam para o que?
    Grato. Abraços.
    Luiz Felicio.

    ResponderExcluir