segunda-feira, 17 de abril de 2017

Visita Agrofloresta - Agenda Gotsch


Data :16 e 17/07/2016 – Sábado e Domingo
Local: Fazenda Agenda Gotsch – Casimiro de Abreu/RJ



O planejamento da vista técnica requereu uma visita prévia do IAM e a Orquestra de Cordas (OC) à fazenda Agenda Gotsch para a determinação das atividades.

Conjuntamente com o grupo de músicos foram também convidados os Ecomagentes com o intuito de celebrar o último encontro oficial do ciclo 2015/2016.

A visita contou com os técnicos da Agenda Gotsch que guiaram o grupo pelo sítio. Foram ao todo dois dias de contato com a agricultura sintrópica, especificamente a técnica de agrofloresta que promove a conservação ambiental juntamente com a produção de alimentos saudáveis.

A agricultura sintrópica preocupa-se com processos com o uso ativo das dinâmicas da sucessão natural para adquirir o que precisamos no nosso dia a dia para viver do reino vegetal e animal, criando agroecossistemas parecidos no seu estruturamento, no seu modo de funcionar e na sua dinâmica aos ecossistemas naturais e originais de cada um dos locais das nossas interações.

Mais informações: http://agendagotsch.com/

Na propriedade foram demonstrados várias técnicas de implementação do sistema voltado para a produção de hortaliças, e no segundo dia os participantes botaram a mão na massa, como plantio de uma leira de hortaliças.

Ainda no segundo dia, o grupo do IAM se reuniu com o objetivo de refletir sobre quais seriam as práticas e conceitos que poderiam ser relevantes de serem aplicadas no contexto do projeto Ecomagente. Os seguintes itens foram registrados:

1) Possibilidade de aplicar os conceitos da agricultura sintrópica nos quintais, jardins e lajes da comunidade. O circulo de bananeira em policultura seria uma forma de cultivo culturalmente mais aceita, pela utilidade reconhecida da bananeira na comunidade;

2) Em relação a dificuldade de mobilizar os moradores para participar dos encontros foi pensado que estes devem ser realizados de maneira menos formais, com uma estrutura aberta a participação de interessados. Alguns formatos de encontro foram sugeridos tais como um café com idéias nas casas dos moradores seguido de mutirões no local. Outros componentes foram citados como elementares para mobilizar os moradores: acolhimento adequado aos participantes, comida à vontade, vídeos-aula de apoio para disseminação das tecnologias, mobilização no facebook;

3) Bloco de oficinas de economia doméstica: sabão ecológico, repelente natural, desinfetante alternativo, aproveitamento integral dos alimentos;

4) Procurar desenvolver encontros em parceria com congregações da Igreja Evangélica, Terreiros e outros grupos religiosos;

5)Fortalecer as ações de geração de renda tais como: economia solidária, empreendedorismo socioambiental e feiras de troca de alimentos e sementes.


Este visita técnica foi muito proveitosa também para nos aproximarmos mais da Orquestra de Cordas que está na Grota há mais de 20 anos e de seus alunos, que muitos demonstraram o interesse de multiplicar ações de agricultura urbana na comunidade.

Abaixo relatório fotográfico das atividades:









Referência:
https://www.facebook.com/agendagotsch/videos/959912047470886/

Nenhum comentário:

Postar um comentário