domingo, 15 de setembro de 2013

Primeiros passos pós Conferência Livre da Grota

Sábado, dia 14/9/13, no primeiro encontro depois da Conferência Livre da Grota aproveitamos para rever todo o documento gerado e que inclusive já foi cadastrado no site oficial da IV Conferência Nacional de Meio Ambiente.
Para conhecer o documento com as 20 ações acesse o Link:


Com o documento em mãos aproveitamos para ler todas as ações e, ao mesmo tempo, levantar, em tópicos, as que são prioritárias e que podem ser viabilizadas sem depender de muitos recursos externos.  Os principais tópicos levantados foram:
  • Projeto de Hortas Comunitárias dentro do Posto de Saúde e/ou Colégio Duque de Caxias: Inclui a promoção de cursos sobre construção e manutenção de composteiras e viveiro de mudas (que serão disponibilizadas para proteção de nascentes e mata ciliar), bem como o cultivo de mudas de hortaliças ou ervas medicinais para serem trocadas por matérias recicláveis;
  • Polo Socioambiental: Inclui projetos participativos como: mostra de filmes, apresentações de teatro, oficinas de arte e música, promoção de feiras de trocas de materiais (livros, roupas, brinquedos, etc), além da revitalização da iniciativa das artesãs da Grota (necessidade de disponibilizar um espaço);
  • Plano de coleta de lixo para comunidade da Grota do Surucucu e seu entorno: Inclui o envolvimento de agentes ambientais, a atuação na gestão de resíduos e a possibilidade de formar PEVs – Ponto de Entrega Voluntária;
  • Promoção de uma incubadora de empreendedorismo socioambiental e cursos de tecnologias socioambientais -  Necessidade de recursos externos. O que poderia incluir recursos de fundos ambientais para seu financiamento).

Dentro desses tópicos, resolvemos formar dois Grupos de Trabalho (GT) para iniciarmos a viabilização das ações e, principalmente, tentar envolver e mobilizar mais moradores para participarem.

GT Plano para melhorar a coleta de Lixo na comunidade;
O qual envolverá reuniões e saídas de campo com os participantes (todos moradores) para desenvolver, primeiramente, um mapa e apontar os locais com formação de pequenos lixões e acumulo de lixo. A partir deste, estudar formas de melhorar a coleta nesses locais e sugerir mudanças. Deste grupo participam moradores e um agente de zoonose que conhece bastante esses locais. 

GT Projetos Participativos;
Esse grupo se propôs a organizar eventos, como, por exemplo, uma mostra de filmes mensal, incluindo debates e aproveitando o espaço e os equipamentos disponibilizados pelo Colégio Duque de Caxias. Estes encontros poderão atrair mais moradores e propor novas atividades aproveitando o próprio espaço do Colégio Duque de Caxias para uma feira de trocas, apresentação de teatro e, até mesmo, um local para as artesãs da Grota realizarem seus trabalhos.

Até o próximo encontro.
Forte torcida por essa mobilização social.
Equipe ECOmAGENTE.
setembro 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário