quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ECOmAGENTE Fase II - GT apoio a Gestão de Resíduos na Grota

Sábado, dia da árvore, equinócio e 1º dia da primavera (21/9). Mais um encontro do ECOmAGENTE, aproveitamos para planejar e dar andamento a um dos Grupos de Trabalho que foi formado – GT Plano de Coleta.  
Por ser um tema de interesse de todos os participantes do ECOmAGENTE, deu-se início os trabalhos com o GT Plano de coleta com o uso de um mapa tamanho A1 (imagem de satélite) da região de abrangência da Grota para que localizassem o Colégio, a casa de cada um, além de pontos de concentração de lixo.

O mapa foi previamente demarcado com os locais das caçambas de coleta de lixo oficial da Prefeitura. Informação que tivemos através do auxilio de um agente de Zoonoses atuante na comunidade.
Utilizando como base materiais didáticos sobre elaboração de projetos, foram sendo  organizadas as diferentes ideias para o plano de gestão em formato pragmático contendo descrição, objetivos, metodologia, materiais, cronograma, etc.  para que todos tivessem acesso e entendessem o que envolve um planejamento.


Foi feito um zoneamento no mapa incluindo áreas onde não seria possível a coleta por caminhão ou mesmo caçambas grandes (5m3). A partir daí, determinamos uma área menor (A1) e iniciamos um debate sobre o comportamento dos moradores e a logística para o descarte do lixo.  

Problemas identificados na área A1:
- Logística da coleta (Caçamba longe – mais de 100m), apenas uma no ponto final do ônibus;
- conduta dos moradores (jogam no terreno de outros moradores). Individualismo (pouca consciência do coletivo);
- Animais que espalham o lixo;
- Lixo de entulho que jogam no quintal do vizinho ou terreno baldio (quem mora nas casas de baixo acaba sendo prejudicado pelos vizinhos que moram acima do terreno);
- Dificuldade de acesso para coleta regular (rua ou viela estreita, no formato de escadaria e declinada), mesmo para um tratorzinho ou moto, passagem apenas para pessoas;
- Difícil usar modelos de caçamba com rodinha (coletor de 250L);
Como um atividade durante a semana ficou a pesquisa de campo para auxiliar neste planejamento com o levantamento de mais informações, como: quantas pessoas residem na A1í?; Estimar quanto de lixo seria produzido diariamente?; qual seria o melhor tipo de coletor/caçamba? tamanho? qual seria a frequência de coleta? quais dias? quantas pessoas seriam necessárias? há necessidade de campanha para esclarecer os moradores sobre o procedimento de descarte? E se você fosse o responsável pela coleta o que faria?.  Essas e mais outras questões foram debatidas  para auxiliar no plano de gestão.
Durante a semana este trabalho continuará,  dois moradores estarão tirando fotos dentro da  área A1 com descarte indevido de lixo e aproveitando as observações para  pensarem em alternativas para melhorar a coleta do local. Está agendado para o próximo sábado uma caminhada pela área A1, junto com os moradores,  para novas observações.  
Assim todos estão convidados para essa jornada!
Equipe ECOmAGENTE
Setembro 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário