terça-feira, 12 de novembro de 2013

Força cooperativa do trabalho em equipe – Canteiro - Horta e plantas medicinais.

No sábado ensolarado do dia 9/11/13 demos continuidade as atividades no espaço da horta cedido pelo Colégio Duque de Caxias. Os EcomAgentes mostraram que com poucos braços, mas muita motivação, podemos fazer grandes transformações e assim fortalecemos o Grupo de Trabalho de Plantas Medicinais com estímulo à hortas caseiras.

Análise do espaço. Onde nasce o sol? Por onde passará o caminho? O que indica as plantas que nascem alí? Como organizar as distâncias entre plantas? 

Atividade iniciada com dicas básicas da horta (material disponível no último Post). Qualidade do solo, regas, adubação, clima, influência da lua, plantios, etc..  

Observações e sugestões. Começamos a desenhar o formato do canteiro aproveitando algumas varas de bambu e ripas de madeira de construção resgatadas do lixo.  

Adubação, rango bom das plantas.

Acertos e medidas.

Trabalho de artes encantando o espaço.

Mudas na terra. tomilho, orégano, cebolinha, alecrim, pimentas...
Identificação das mudinhas.

Cobertura morta e proteção do sol com areca! 




Todo esse esforço para construção e manutenção da hortinha é um grande estímulo para a prática do trabalho em equipe com muita diversão, cooperação e conhecimento prático. Um resgate de hábitos práticas  a muito tempo esquecidas, desbotadas ou perdidas. Esperamos que novas iniciativas vão surgindo!

Aguardem novos comunicados.
___

Educador:
Filipe Machado
Equipe ECOmAGENTE
IAM 
11/11/13



Nenhum comentário:

Postar um comentário