Neste Sábado 06/07/2013, tivemos mais um Módulo com
Construção de pedagogias através de brincadeiras.
A criança é tida como um ser diferente entre os outros, requerem
cuidados especiais, possuem capacidades especiais, planejamentos especiais, são
frágeis... mas será que isso é verdade?
A infância, como conhecemos, é uma invenção que possui
pouco mais de 200 anos, a forma como a observamos é atrapalhada por acúmulos, situações e procedimentos que podem favorecer
ou dificultar o caminho do ser vivo. Carregamos modelos de educação desde a
idade média, passando pelas revoluções industriais, construindo modelos
ultrapassados que reproduzimos.
As influências e informações que uma pessoa adquire através
de experiências, podem alterar sua visão de mundo, então como promover as brincadeiras,
jogos, situações chave de aprendizado com a vida e ao mesmo tempo conjugar
valores, responsabilidades ou construir soluções para problemas lógicos e
complexos?
O exercício de entender os jogos e brincadeiras como
atividades pedagógicas facilitam a transmissão do saber e não restringe isso às
idades correspondentes à infância, mas como diria Paulo Freire, "a aprendizagem é um trabalho para toda a vida, assim sempre seremos um pouco analfabetos". Se todos gostam de se divertir, por que não ter
diversão de forma profunda e complexa?
Durante a manhã trabalhamos dinâmicas: Peteca,
guia-cego, jogos acumulativos, musicas, dinâmicas de grupo... depois de
experimentar, os participantes foram
acrescentando o que perceberam, como princípios e valores associados, reconhecendo aspectos
como a cooperação, o cuidado, a reflexão crítica, a responsabilidade, a atenção,
o respeito entre outros diversos significados.
Isso demonstra que podemos passar conteúdos importantes de
forma ludica, fazendo com que as pessoas se encantem, se divirtam, se estimulem e produzam; tudo ao mesmo
tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário